Portal Unesp
Portal Unesp
Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
   
 
Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira - Área de Hidráulica e Irrigação

 

Apresentação

Este é o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira é e foi lançado oficialmente em 01 de janeiro de 2011 e é um dos canais de comunicação oferecidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Aqui as variáveis agrometeorológicas obtidas pelas estações automáticas que compõem a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista são disponibilizadas aos interessados.

Surgiu inicialmente da necessidade de estimar a evapotranspiração de referência aos irrigantes para que os mesmos possam fazer o adequado manejo da aplicação da água à suas culturas, ou seja, aplicar água no momento e na quantidade adequada às culturas, aumentando a eficiência do uso da água, a lucratividade e a preservação dos recursos hídricos. Em base histórica, o conhecimento da evapotranspiração de uma região serve para que sistemas de irrigação sejam adequadamente projetados, ou seja, deve atender as necessidades de água das culturas, mas também não deve ser super-dimensionado, o que elevaria os investimentos necessários para a sua implantação.

O Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira é alicerçado em um grande banco de dados climáticos e também serve como subsídio para diferentes pesquisas, tanto aos Pesquisadores da UNESP, como de qualquer outra instituição que queira trabalhar com as variáveis climáticas do noroeste paulista. Consultores também podem se valer dos dados fornecedos pela UNESP para realizar análises climáticas e/ou estudos para licenciamento ambiental de empreendimentos na região.


O Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira foi concebido como parte do projeto “Modelagem da Produtividade da Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de Uso da Terra”, financiado pela Fapesp (Processo 2.009/52.467-4) teve por objetivo introduzir estudos que combinam sensoriamento remoto e o conceito de rede de estações agrometeorológicas para estudos de evapotranspiração em escala regional, até então inexistente na região. Nesta conceito, ao rodar os modelos, as informações climáticas obtidas pelas estações não entrariam com valores estanques e sim, com mais um plano de informação obtido por interpolação, onde cada pixel teria um valor diferenciado. Para tanto, foi implantada a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, e seus dados e informações disponibilizados no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira.

Assim, o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, além de proporcionar informações climáticas para o desenvolvimento das pesquisas tem um forte componente de extensão, com os dados das estações agroclimatológicas disponibilizadas pela UNESP Ilha Solteira, tanto em tempo real, como a base histórica, permitindo uma infinidade de aplicações, cada dia mais relevante face às mudanças climáticas e eventos extremos cada vez mais frequentes.

O projeto “Modelagem da Produtividade da Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de Uso da Terra” é uma parceria entre a UNESP Ilha Solteira e a EMBRAPA Semi árido (Petrolina) e tem como Coordenadores Fernando Braz Tangerino Hernandez pelo lado paulista e Antônio Heriberto de Castro Teixeira pelo lado pernambucano e é desenvolvido no NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação, junto ao Laboratório de Hidráulica e Irrigação do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da UNESP Ilha Solteira.